Linhas de Pesquisa

As linhas de Pesquisa do GPET são 3:


Estilos de Aprendizagem e Formação de Competências

1) Estilos de Aprendizagem e Formação de Competências Empreendedoras> Procura investigar os Estilos de Aprendizagem de estudantes e professores, além de profissionais do mercado e analisar a inter-relação com os processos de aprendizagem e as competências empreendedoras e suas implicações. A gestão empresarial também relaciona-se à pessoas empreendedoras, que conseguem reconhecer oportunidades e que têm sensibilidade para perceber a falha de algum sistema implantado, ter a percepção de rotinas que talvez não estejam dando o resultado que a organização poderia obter caso saísse da rotina, o empreendedor deve ser visionário, pensar sempre no futuro da empresa, para se preparar para ameaças que futuramente poderão surgir, estando sempre atento para as novas tendências do mercado. Sendo assim o sucesso da organização será mais certo.

2) Empreendedorismo: O crescimento da economia dos países em desenvolvimento depende em grande parte da capacidade de criarem empresas e gerarem empregos e renda para a população. No Brasil, a cada ano, cerca de 500 mil novas empresas são criadas e com elas surgem cerca de 1,5 milhões de postos de trabalho, sendo que 70% são postos em micro, pequenas e médias empresas. O Estado de São Paulo lidera empregos deste setor, pois concentra 58,6% das empresas. A Cidade de São Carlos é conhecida como a Capital da Tecnologia e carece de estudos em gestão e empreendedorismo.

3) Educação Superior Tecnológica: Busca identificar os princípios e estratégias que dão sustentação ao atual modelo de ensino e estabelecer mecanismos que possam incrementar a qualidade na Educação Superior Tecnológica face as restrições hoje impostas e as demandas estabelecidas pela dinâmica do mercado e da tecnologia. Essa preocupação em melhorar a qualidade da Educação Superior Tecnológica foca aspectos que vão desde a relação professor-aluno e evasão escolar até ações estratégicas e empregabilidade.